Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversa de Homens

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Em dia de quartos, lembrar a vitória no Euro 2012

Ronaldo acaba com resistência da República Checa no Euro2012

Tal como existem os eurocéticos, há muitos portugueses que criticam a seleção portuguesa sempre que a equipa perde, empata ou simplesmente porque o jogo não satisfaz os treinadores de bancada. Mesmo nas vitórias, para algumas pessoas, parece que sabe sempre a pouco. Cristiano Ronaldo, sendo o melhor jogador do mundo, é um alvo preferencial das acusações e de tudo o que corre mal.

 

Na verdade, quando as coisas correm bem, lá está CR7 a fazer a diferença. Mas, como português, deveria ser apoiado por todos. Afinal, é um jogador que veste a camisola e, regra geral, apresenta um nível de profissionalismo impecável. Percam essa pontinha de inveja, (que todos sentimos pelo sucesso de Cristiano Ronaldo), e deixem de o criticar, muitas vezes apoiando Messi.

 

Quando são os próprios adeptos portugueses a criticar a prestação da seleção lusa, é preciso lembrar que, apesar dos resultados, a equipa chegou aos quartos de final e está mesmo no caminho "mais fácil" para chegar ao derradeiro jogo deste Euro 2016.

 

Em 2012, o golo de Cristiano Ronaldo, aos 79 minutos de jogo, acabou com a resistência da República Checa no jogo dos quartos de final. Nesse ano, ainda fazia a cobertura dos eventos desportivos, para o SAPO Desporto, e vi do relvado as vitórias e derrotas da seleção.

 

Golo de Cristiano Ronaldo Euro 2012

Veja as fotos do jogo Portugal vs República Checa no Euro 2012.

 

Faltava apenas um jogo para a final, Portugal perdeu as meias-finais para a Espanha (que se viria a sagrar campeã europeia) no desempate das grandes penalidades.

 

Para quem se esqueceu, Cristiano Ronaldo, que habitualmente assume a responsabilidade de marcar o último penalti, nem sequer o chegou a fazer depois do falhanço de João Moutinho (primeiro penalti luso) e Bruno Alves. A sorte esteve do lado de uma Espanha que apresentou poucos argumentos para se dizer superior à seleção das quinas.

 

Veja as fotos da 1/2 final Portugal vs Espanha, no Euro 2012.

 

Pormenor deste desempate nos penaltis, Bruno Alves estava já perto da marca quando Nani correu para ser ele a marcar. E isto sucedeu porque razão? Talvez porque estava ansioso, ficamos na dúvida: se Bruno Alves tem marcado nessa vez, teria concretizado? Recorde os penaltis

 

Este ano, a Espanha já está fora, sinal dos tempos. O jogo típico do Barcelona já não chega a esta seleção que, apesar dos grandes talentos, precisa de uma renovação.

 

Pode dizer-se que, este ano, Portugal chega aos quartos de final com alguma sorte, é verdade, mas também é impossível negar a qualidade demonstrada no jogo frente à Croácia (equipa que venceu a Espanha na fase de grupos).

 

Neste jogo com a Polónia, serão necessários os 11 milhões a apoiar fora de campo. E o apoio, é como o casamento, na vitória e na derrota. O futebol da atualidade, felizmente, é mais competitivo, e erra quem fala de equipas menores em competições como um Euro ou Mundial. As seleções que ali estão, lutaram para conseguir o lugar e o formato permite resultados como os de Portugal que, apenas com empates na fase de grupos, conseguiu passar à fase de eliminatórias.

 

Sim, dirão alguns, no formato antigo teria sido eliminada. Mas o formato é este e havia um lugar disponível, calhou a Portugal. Claro, tudo seria diferente se Cristiano Ronaldo tivesse concretizado o Penalti frente à Áustria. Mas, mais uma vez, Portugal conseguiu o caminho mais simples para a final.

 

Agora, é apoiar a seleção. Acreditar que é possível e esperar um jogo exemplar da equipa comandada por Fernando Santos. E, não esqueçam, na vitória e na derrota, "Força Portugal".

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.