Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversa de Homens

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Espetada de morangos molhados em chocolate com pimenta rosa

morangos com chocolate valentines.jpeg

 

Quando se fala de namoro e celebração do dia dos namorados, os morangos e chocolate, nas mais diversas formas, são praticamente incontornáveis. Talvez com excepção para os que possam ser alérgicos a qualquer um destes ingredientes.

 

A minha segunda sugestão para este dia, depois das gambas regadas com vinho branco, vai para as espetadas de morangos molhados em chocolate com pimenta rosa.

 

É fácil de fazer e uma delícia que junta o picante ao chocolate com um final de boca crocante e adocicado.

 

Eu, ao contrário de uma grande maioria, não sou doido por chocolate. Gosto, e há determinadas alturas em que me apetece mesmo. Mas, regra geral, passo bem sem ele. Já a minha ligação com os morangos é antiga e a cada dentada sinto uma montanha de sensações. Por isso, e como se trata de uma sobremesa para um dia especial, a conjugação dos dois acaba por ser uma mistura do prazer constante com aquele momento especial.

 

Claro, a pimenta entra ali como um elemento crucial. Além do sabor, os grãos de pimenta rosa permitem uma sensação crocante na boca.

 

Na verdade, o picante será transmitido pela pimenta preta moída porque a pimenta rosa, não é bem uma pimenta, tem um sabor mais suave.

Além disso, fica bem na fotografia! 

 

A parte mais complexa desta receita será mesmo derreter o chocolate, mas, se seguirem a regra dos 15 segundos, vai sair uma beleza. Aqui segue a receita. Espero que torne este dia um pouco mais picante! 

 

 

Ingredientes

6 morangos médios

Meia barra de chocolate negro (70% cacau)

Pimenta Rosa em grão Q.B.

Pimenta Q.B.

Dois espetos

 

Preparação 

Comece por lavar os morangos e retirar o pé. Espete-os e volte a retirá-los. Deixe-os a apreciar o resto da operação.

 

Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas.

Há diversos métodos para derreter o chocolate, costumo usar o microondas, por ser mais rápido, mas é preciso cuidado redobrado para não queimar o chocolate.

 

A regra dos 15 segundos 

Partir o chocolate em pedaços para dentro de uma taça de vidro, que possa ir ao microondas. Ajustar o aparelho para a temperatura média e programar um minuto. Esta operação é rápida mas precisa de monitorização constante. De 15 em 15 segundos (depende do aparelho) retire a taça e mexa com uma colher. Volte a colocar no microondas e repita a operação pelo mesmo período de tempo até conseguir que o chocolate derreta e fique completamente misturado.

 

Como disse, há diversas receitas para esta operação, mais ou menos complexas, mas aconselho a adicionar uma colher de sopa de manteiga para dar brilho ao chocolate ainda quente. Polvilhe com um pouco de pimenta preta moída, e mexa. Não exagere mas convém que esta se faça sentir no palato.

 

Deixe arrefer um pouco. Molhe o dedo com um pouco de chocolate e encoste ao lábio inferior. Se sentir frio, está pronto para o passo seguinte.

 

Mergulhe os morangos no chocolate, um a um, do bico até ao meio. Sim, vai sujar os dedos mas se for um dos doidos por choclate, isso não será um problema. Se estiverem a cozinhar a dois, usem a imaginação. Pouse os morangos  num prato com a base, onde estava o pé, para baixo.

 

Distribua ao longo de cada morango, 3 ou 4 grãos de pimenta rosa. Dão algum sabor, menos intenso do que a pimenta preta, mas servem também para um efeito crocante e levemente picante na boca.

 

Volte a espetar os morangos (3 em cada espeto) e, se preferir, coloque no frigorífico. Retire cerca de 10 minutos antes de servir. Esta é uma sugestão para encerrar um jantar romântico, acompanhado com um brinde de champagne.

 

Sugestão: Se estiver a preparar a refeição a dois, tentem resistir a comer logo os morangos. Arriscam-se a ter de atrasar o resto do jantar.

 

Dedicatória: Tudo o que faço tem uma fonte de inspiração, esta receita dedico-a à Barbara, nascida hoje. Parabéns a ela e aos pais que vão ter mais um motivo para celebrar este domingo!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.