Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversa de Homens

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Salada de polvo com chalota caramelizada em vinho do porto

Salada de Polvo com chalota caramelizada em vinho do porto

 

O nome é comprido, pomposo, chama a atenção e é uma delícia. A história desta receita é mais recente. Ao contrário da de arroz doce, esta nasceu de uma necessidade e talvez até já exista em algum lugar do mundo que eu desconheço.

 

No meu caso, que adoro petiscos, e a salada de polvo é um dos que melhor satisfazem uma tarde bem passada, ou um início de refeição, como entrada, esat receita surge da necessidade de combater a "conversa" com as cebolas cruas. A salada de polvo tradicional tem de inlcuir cebola, mas para pessoas como eu, que adoram mas têm dificuldades em digeri-la, nada melhor do que esta adaptação.

 

Nesta receita junto ainda o vinho do porto, que além de ser um produto delicioso, transforma alguns petiscos em verdadeiras iguarias.

Todas as receitas têm uma história que precisa de ser contada e partilhada, de preferência enquanto se saboreiam os petiscos à mesa com os amigos.

 

Quando se trata de pestiscos, ao contrário de receitas mais tradicionais, que precisam de algumas regras, gosto de improvisar, fazer adaptações, misturar sabores. Nem sempre saem obras primas mas, no caso desta ligação do polvo com as chalotas caramelizadas em vinho do porto, não consigo encontrar nada de errado.

 

Esta receita não serve para ensinar a cozer o polvo. Há muitas formas de o fazer e truques, de peferência com recurso a panela de pressão. Objeto que não possuo, até por más memórias de infância. Por isso, se gosta e costuma cozê-lo, fantástico, senão, e como se tratam de receitas simples, que até os homens podem fazer, nada melhor do que comprar o polvo já cozido.

 

Em Lisboa costumo comprar no supermercado do El Corte Inglés, junto à peixaria. Embalagens em vácuo com o bicharoco pronto a comer. Por norma, gosto de o colocar uns minutos em água a ferver antes de o preparar.

 

Fica o vídeo, e logo a seguir a descrição para a preparação.

  

Ingredientes:

  • 1 kg de polvo cozido
  • 6 chalotas médias
  • 2 cálices de vinho do porto
  • 2 colheres de sopa de açucar
  • azeite Q.B.
  • Pimenta Q.B.
  • 1 chávena de pickles
  • Sal Q.B.
  • Raminho de salsa
  • Ingrediente da imaginação, como tomates cherry

 

Corte o polvo aos bocados, os tentáculos às rodelas, com cerca de 2 cm largura, e a cabeça aos cubos pequenos. Por norma retiro a massa gelatinosa de dentro da cabeça do cefalópode. Coloque numa taça e tempere com um pouco de azeite. Misture e deixe repousar enquanto prepara as chalotas caramelizadas.

 

Descaque e corte as chalotas ao meio e depois em fatias. Deite um fio de azeite numa frigideira e coloque as chalotas a alourar com um pouco de sal e pimenta. Quando estiverem translúcidas, deite o açucar por cima e mexa. Deixe apurar, mexendo regularmente até obter um ponto caramelo. A caramelização demora cerca de 15 a 20 minutos, é um processo que precisa de atenção e calor médio. Nesta fase, deite um cálice de vinho do porto, e mexa.

 

Deixe reduzir um pouco e, se necessário, adicione mais tempero e o segundo cálice de vinho do porto, aos poucos.

 

Retire do lume, ao fim de 3 ou 4 minutos, e deixe arrefecer. Se não adiciocou a totalidade do segundo cálice, esta é a melhor atura para o saborear.

 

Corte os pickles em bocadinhos, pique também um pouco de salsa e junte-os ao polvo. Envolva bem...

 

Adicione o molho com as chalotas caramelizadas em vinho do porto e, mais uma vez, envolva todos os ingredientes. Coloque na travessa e pode servir de imediato ou deixar repousar no frio durante 20 minutos.

 

Antes de servir corte um pouco de salsa e coloque por cima, juntamente com um pouco de pickles picados. Pode ainda adicionar um pouco mais de azeite e alguns tomates cherry, cortados aos quartos. 

 

Bom apetite e boas entradas em 2016!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Paulo M. Guerrinha 05.01.2016 20:11

    Obrigado, Inês. Depois diga que tal ficou...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.