Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversa de Homens

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Sapatos clássicos com atacadores coloridos

sapatos com atacadores coloridos

 

A moda está, normalmente, dirigida às mulheres. Para um homem, é difícil encontrar uma camisa, umas calças, uns sapatos diferentes daquela meia dúzia tradicional sem ter de aderir a um grupo rotulado, Dandy, por exemplo.

 

Quando um homem assume um estilo mais clássico, mas gosta de experimentar algo diferente, tem dois caminhos: ou corre bem, ou corre mesmo mal! E elas são umas juizas difíceis de contentar. Principalmente quando não se é o deus grego que as convence com qualquer trapinho.

 

A forma mais vísivel desta afirmação está nas próprias lojas de roupa. É difícil não notar a diferença na dimensão dos espaços dedicados a roupa masculina e feminina. Mesmo em lojas exclusivas para homens, por norma, conseguimos circular, sem ter de passar por mesas idênticas às bancas da Feira de Carcavelos. E elas mexem em todas as "pecinhas".

 

Até nas lojas de criança, o espaço para a roupa dos meninos é um cantinho, na imensidão de cabides e prateleiras com roupa das meninas.

Os atacadores coloridos podem ser uma boa opção para quem quer manter ume stilo mais clássico. 

E, claro está, quadrados, riscas ou lisas são as opções tradicionais para os homens. Depois, lá surgem umas quantas cornocópias ou padrões que obrigam a uma total mudança de estilo ou à tal rotulagem desagradável. "É gira, se quiseres parecer...", dizem elas de imediato.

 

Não sou especialista em moda, nem pretendo, mas quero colocar a debate um tema que afeta os homens. Quem quiser partilhar sugestões, força, os comentários servem para isso mesmo!

 

Os sapatos

Quando nos voltamos para os sapatos, a coisa ainda complica mais. Adoro sapatos. Lá em casa, tenho mais sapatos do que a minha mulher! Mas é difícil encontrar pares com bom gosto, fugindo ao clássico ou sem entrar na onda do sapato italiano, com biqueiras de dois metros. Por isso, como aprecio um estilo mais clássico para o dia a dia, adotei a moda de dar alguma cor com os atacadores e com os botões de punho (feitos por mim), quando tenho de usar fato e gravata.

 

Os sapatos pretos da foto (comprados online, na spartoo, dois dias antes de um baptizado, e chegaram a tempo) dá-se bem com o atacadores vermelhos, rosa sóbrio ou azul. Ajuda a dar um toque moderno, sem sair do campo do clássico. De preferência, tento conciliar a cor dos atacadores com algum outro apontamento da camisa, ou camisola. Ou mesmo com o forro do casaco do fato! No fundo, o preto dá bem com qualquer outra cor.

 

Com os castanhos, comprados na Massimo Dutti, que traziam de origem dois pares de atacadores, azuis e castanhos, também costumo usar o verde nos cordões. A conjugação ficará ao gosto de cada um. Ainda não tive a coragem, ou oportunidade, de usar os amarelos, mas estão lá à espera.

 

sapatos_castanhos_atacadores_verdes.jpg 

O mais dificil foi encontrar os atacadores com cores. Depois de uma itensa pequisa em sapateiros, comecei por fazer eu próprio, comprando cordão na loja dos chineses. As pontas, funcionam bem com fita cola de qualidade.

 

Encontrei à venda em alguns sites mas muitos nem sequer tinham envio para Portugal, e com preço elevado. Acabei por encontrar no El Corte Inglés, na zona da retrosaria. Estou a falar de atacadores para sapatos clássicos. Cordões redondos, encerados, com diversas cores. Nem sempre há, o que significa que há mais gente a comprar, mas é raro ver homens com os atacadores coloridos em sapatos clássicos.

 

Para os que se sentirem tentados em experimentar, fiquem desde já a saber que haverá uma fase de habituação. Dão nas vistas e, principalmente os colegas masculinos, vão fazer reparos, com mais ou menos piada. Mas acabam por se habituar à ideia, principalmente depois dos elogios femininos ao estilo.

 

Quanto às meias, esqueçam a peúga branca! Deixem isso para as sapatilhas, ou ténis.

 

Há quem tenha adoptado a moda de usar meias com padrões "arrojados", dando um ar rebelde, ou alternativo, ao estilo clássico. Mas também é preciso ter algum bom senso nos padrões a escolher. Uma ideia radical pode rapidamente transformar-se em mau gosto.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.